top of page
Victor Oliveira

Entendemos o significado de PLM?



Muitas pessoas usam o termo “PLM ‘, mas realmente sabem o que significa ou tudo o que isso implica?

As letras significam “Product Lifecycle Management”. Tenho certeza que se você perguntar, a maioria das pessoas responderá que é uma geração além do PDM (Product Data Management), o que realmente não é nada mais do que criar uma especificação de produto impresso para o seu fornecedor. Essa especificação poderia vir de uma planilha do Excel, ou melhor ainda, um banco de dados onde a informação pode ser compartilhada internamente e continuamente reutilizada.

Eu aponto isso por uma razão. Você deve entender primeiro o que é o PDM antes que você possa compreender o significado do PLM. Algumas pessoas na indústria pensam que é um PDM com fluxos de trabalho, mas há muito mais do que isso. O PLM também permite que uma empresa compartilhe e colabore informações interna e externamente através da Web a partir de uma fonte de dados comum. Impulsionando as empresas a entregarem produtos ao mercado muito mais rápido e o mais importante, tem um efeito positivo para a organização.

Penso em PLM como apenas uma coisa – uma solução “do berço à cova”, que é na verdade uma plataforma. Pense nisso como a plataforma em sua estação de trem local – você entra, você sai, e você corre para o seu destino final. De uma maneira similar, com PLM sua informação é enviada para várias partes internas e externas, e essas partes internas e externas enviam de volta as informações em troca de obter o produto final no prazo, no preço, e com a qualidade adequada.

PLM envolve toda a sua equipe. Sua equipe de design cria a inspiração, a equipe técnica cria as especificações, a equipe de Sourcing obtém o melhor preço e entrega, e a equipe de vendas recebe a receita. No entanto há muito mais para o PLM: o que aconteceria se os relatórios de vendas disserem que um determinado produto está vendendo muito mais do que o esperado?

Se os relatórios de vendas e informações de previsão estão ligados com a plataforma PLM, você pode criar rapidamente uma nova versão do produto existente e aproveitar as condições de venda. Sua equipe já tem informações do projeto e tecnologia: agora é só enviar para a fábrica a cor certa e garantir que fornecedor está aprovado para o varejista, validar o produto antes do embarque, entregar o produto na loja no tempo certo, e mais importante, perceber a margem direita.

É por isso que você precisa de colaboração. Sem o gerenciamento do ciclo de vida do produto real e as vantagens que oferece, você está apenas esperando e supondo que você pode obter essa nova versão para o mercado rápido o suficiente, a um preço justo e qualidade adequada. E você só pode fazê-lo através de uma plataforma de PLM.

Escrito por: Paul Clarke

Traduzido por: SAAD SOLUTIONS

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page