DADOS - Parte fundamental do sistema de PLM


Os dados são uma parte fundamental dos sistemas PLM e estão relacionados ao design de produto, fabricação e suporte. Desde o início, os sistemas de Product Lifecycle Management enfatizaram fortemente a importância da gestão de dados para o sucesso das implementações de PLM.

O PLM está se concentrando na resolução de problemas de fabricação. Os principais problemas de fabricação estão relacionados com a forma de controlar o custo do produto e otimizar os negócios. Quando 70% do custo do produto é definido durante a fase de design, a dependência de dados do design torna-se mais do que importante. Por isso, muitas vezes, o gerenciamento de dados CAD tem uma influência principal sobre quaisquer decisões de como gerenciar dados em um sistema PLM. Ao mesmo tempo, se um sistema está focado no departamento de engenharia, a capacidade para proporcionar uma visão completa no custo do produto e na otimização de processos é muito limitada. A ligação entre design e engenharia e as demais áreas do negócio é a parte mais desafiadora de uma implementação de PLM bem-sucedida.

Sistemas PLM com raízes CAD

Software PLM nasceu como uma extensão natural dos negócios CAD. Inicialmente começou como gerenciamento de dados para design e engenharia. Mais tarde, ele cresceu para uma função capaz de gerenciar os processos de desenvolvimento de produto e fornecer todas as informações sobre o produto de que precisamos. A conexão com os dados CAD (design) fornece uma informação importante para conduzir o ciclo de vida do produto em uma organização.

No entanto, a conexão CAD profunda, fez um mau serviço para PLM, criando um nível adicional de complexidade e aumentou as dependências de software. Em um nível de negócios, não é incomum para os vendedores usar CAD-PDM e PLM dependências para proteger seus ativos de negócios e impor um nível adicional de vantagem competitiva. Vou falar mais tarde sobre isso nos capítulos sobre integrações CAD-PLM.

Sistemas PLM desconectado do CAD

É possível criar um software PDM / PLM desconectado de dados CAD e raízes de design? As empresas foram à procura de respostas sobre esta questão nas últimas décadas. Muitas dessas empresas saíram do negócio ou foram adquiridas por fornecedores de CAD ou ERP. A ideia de foco nos processos de desenvolvimento de produtos sem ter raízes profundas no CAD, parece atraente para as pessoas nos dias de hoje. Eu posso ver alguns renascimento dessas idéias influenciadas pelas tecnologias modernas (Internet, Nuvem, SOA, etc.).

Legado: PLM e Dados

Legado de dados é doloroso. Fale com qualquer um no negócio de aplicação PDM / PLM e eles vão te dizer que a gestão e importação de um dado (legado) existente é complicado, demorado e tarefa muito caro. Ele pode facilmente cortar seus lucros de implementação e aumentar o tempo de projeto.

O problema de dados legado é muito maior e não se limita ao domínio PLM. O B.I (Inteligência de negócios) abordam os sistemas de legados como uma das principais prioridades para CIO.

Os Dados (legado) são as informações localizada em arquivos e planilhas do Excel ou enterrados em sistemas de gerenciamento de dados antigos que a empresa construiu e / ou adquiriu nas duas últimas décadas. Estes sistemas estão localizados em centros de dados corporativos ou (às vezes), nas mesas dos funcionários.

Os anos de Implantações de CAD/PDM/PLM, pesadas personalizações e modernização do produto criaram uma paisagem única do sistema. Ele está sobrecarregado com dados, sistemas históricos e implementações complexas. É rara a situação que empresa implementou um único sistema. Para manter múltiplos sistemas é caro. Para fazer alterações nas implementações existentes é complicado. Ele retarda os negócios e explode os orçamentos de TI. É por isso que cortar sistema legado pode ser uma prioridade para muitos departamentos de TI nos próximos anos.

A demanda por dados em empresas de manufatura está subindo rapidamente. Fabricação moderna é fortemente dependente de dados de produtos, custos, fornecedores de serviços, regulação, a atividade do cliente. Esta é outra razão para trazer a gestão de dados PLM.

As práticas de negócios PLM tradicionais está por vir com a nova solução e tentar ignorar a existência de dados legados. Muitas vezes torna-se um problema de clientes, implementadores e prestadores de serviços. Sistemas PLM deve colocar "a gestão de dados" como uma prioridade e capaz de incrementar o crescimento das necessidades de gerenciamento de dados.

Dados e Controle

A verdade nua e crua de software empresarial - é sobre como controlar os dados. É parte de todas as soluções de software empresarial. O valor a longo prazo é definido em como a empresa será dependente do sistema na gestão de dados - PLM é um deles. É tudo sobre os dados que você quer gerenciar, como você irá manter, acessar e processar esses dados.

O controle de dados é um elemento interessante das tecnologias de PLM. Eu espero que os sistemas de PLM prestem mais atenção no futuro sobre a forma de como gerir ativos fundamentais do PLM, para proporcionar o controle aos dados provenientes de processos a upstream e downstream.

PLM - Gerenciamento de dados terá um papel ainda mais significativo no futuro para a competitividade industrial. É a base para a fabricação e elemento central da proposta de valor para os clientes em um mundo digital.

Escrito por: Oleg Shilovitsky

Traduzido por: SAAD SOLUTIONS

#Dados #PLM #CAD #PDM #CiclodevidadoProduto #SaaS #DesenvolvimentodoProduto #Gestãodociclodevida #Legado #dadosdolegado

0 visualização

© 2009 por SAAD Solutions.

  • facebook
  • linkedin
  • youtube