• Escrito por: Oleg Shilovitsky

PLM é Melhor Hospedado, SaaS, ou no local. . . Vamos resolver o problema


Algumas perguntas que geram debates entre fornecedores e clientes:

Como é que as empresas de fabricação poder adaptar soluções de nuvem? Quais são os produtos e a tecnologia certas para a nuvem PLM?

No início deste ano, publiquei um artigo comparando os fornecedores de PLM Cloud. Foi uma maneira de diferenciar as ofertas e fornecer algumas orientações para os profissionais de PLM que navegam no mar de buzzwords nuvem, como IaaS, PaaS, SaaS, público versus nuvem privada.

Eu tive a oportunidade de assistir a algumas conferências PLM ao longo dos últimos dois meses. Depois de assistir a várias apresentações e conversar com os participantes, descobri que a discussão sobre a diferenciação de PLM na nuvem, hoje pode ser reduzida a uma comparação entre soluções de PLM hospedado e serviços de PLM SaaS. Não é fácil diferenciar entre estes dois tipos de soluções e o marketing do PLM Cloud muitas vezes pode confundir os clientes.

Neste artigo vou dar uma breve descrição de ambos e oferecer algumas orientações simples sobre as vantagens e desvantagens destas abordagens. Meu objetivo é ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre estratégias futuras de PLM Cloud em sua organização.

Tudo é Hospedado

Esta declaração é realmente verdade. De um certo ponto de vista, se você pensar sobre software executado fora do seu centro de dados da empresa, ele está hospedado em algum lugar.

A primeira vez que as aplicações hospedadas foram introduzidas para as empresas, chamou-os provedores de serviços de aplicação (ASP). Para muitas pessoas, é difícil diferenciar entre soluções ASP hospedados e aplicações SaaS.

Superficialmente, a diferença entre as duas soluções (hospedado e SaaS) pode parecer insignificante. Ambos irão liberar uma empresa a partir da necessidade de operar hardware e irá transferir a responsabilidade para os provedores de hospedagem. Mas é aí que as semelhanças terminam e começam as diferenças.

Soluções PLM hospedados

As soluções hospedadas de software de PLM que é capaz de executar no local e torná-lo disponível para os clientes a partir de um ambiente de hospedagem isolado. Em outras palavras, pegam a arquitetura dos seus servidores de PLM e tira do centro de dados da sua empresa.

As soluções hospedadas podem utilizar os serviços de qualquer provedor hospedado com infra-estrutura de computação e, em algumas situações, os clientes podem possuir seu hardware. Uma solução hospedada também pode ser usado com infra-estrutura como prestadores de serviço (IaaS), como a Amazon AWS ou Microsoft Azure, usando uma variedade de infra-estrutura de computação.

A partir de uma infra-estrutura e arquitetura, estas soluções serão quase idêntico as soluções no local.

A aplicação e os dados residem em um ambiente isolado.

As soluções hospedadas garantem o mais alto nível de segurança. Eles podem usar a redundância em vários locais, e eles podem garantir a disponibilidade das aplicações em caso de problemas de comunicação através de uma implantação global.

Durante a última década, os vendedores de PLM adquiriram experiência suficiente para executar produtos PLM existentes através de infra-estrutura de computação hospedada. As desvantagens das arquiteturas PLM hospedados são as mesmas que as vantagens. Eles exigem infra-estrutura isolada, eles não escalam elasticamente (ao contrário de arquiteturas em nuvem modernos) e podem limitar algumas das personalização e capacidades administrativas de software PLM.

Aplicações em nuvem SaaS

Soluções de SaaS são geralmente representados por um aplicativo, que está sendo executado no topo de várias instâncias de computadores virtuais e usando serviços compartilhados. A arquitetura de aplicações SaaS é muitas vezes diferente de aplicativos que podem ser usados ​​em instalações nuvem hospedados.

Aplicações SaaS tiram o máximo proveito da infraestrutura de nuvem para executar em vários servidores. Soluções em nuvem SaaS também usam serviços de computação e de dados elasticamente e têm a capacidade de escalar de acordo com a demanda.

As principais vantagens dos aplicativos em nuvem são a sua capacidade de escalar elasticamente e sua utilização optimizada da infra-estrutura de nuvem. Do ponto de vista da escala, aplicativos SaaS têm potencial quase ilimitado e pode suportar uma melhor comunicação entre aplicativos. Além disso, a integração entre os aplicativos em nuvem como SaaS é muito mais fácil e a troca de dados é mais simples.

A desvantagem de aplicações em nuvem SaaS é o fato de que você está totalmente controlado por fornecedores e provedores de aplicativos. Estas soluções não podem ser tomadas para baixo e instalado no local, independentemente do custo.

A integração de soluções de SaaS na nuvem pode ser um desafio porque pode faltar alguns dos ganchos de dados e serviços disponíveis em produtos hospedados. Enquanto a maioria dos software de PLM empresarial é integrado usando acesso direto ao banco de dados SQL, integração em nuvem SaaS deve ter uma abordagem diferente e usar Web API para a integração.

SaaS PLM modernos

De um lado, os vendedores de PLM estabelecidos decidiram fazer suas plataformas de PLM existentes em nuvem habilitado. O próximo passo lógico hospedarem suas soluções de PLM usando provedores de hospedagem e infra-estrutura IaaS.

Uma outra ponta, os provedores de novas soluções de PLM querem aproveitar a infraestrutura de nuvem na íntegra para rodar aplicativos de PLM SaaS, aproveitando a elasticidade da nuvem e sua economia de escala.

Exemplo de fornecedores de nuvem SaaS PLM são Autodesk PLM 360 e Arena Solutions. Estes dois fornecedores estão fornecendo software disponível como serviços SaaS na nuvem. Os aplicativos funcionam através de um navegador, incluindo a administração básica, configuração e integração. Você não pode executar estes produtos a partir de um centro de dados hospedado que é on-premise.

Durante os últimos três anos, os principais fornecedores de PLM já receberam as suas soluções de PLM através de uma variedade de métodos. Dassault Systèmes, PTC e Siemens PLM tornaram seus produtos PLM disponível através da infraestrutura hospedada de provedores de IaaS e parceiros.

Assim, você pode obter o melhor dos dois mundos? Não está claro se os vendedores de PLM serão capazes de suportar SaaS em nuvem e soluções hospedadas como uma única plataforma tecnológica e de produto. Alguns dos produtos (isto é, PTC Windchill) ainda estão disponíveis via nuvem pública como um serviço compartilhado, mas eles têm capacidade de configuração limitada. Eu não tenho visto soluções semelhantes disponíveis a partir Dassault Systèmes e Siemens PLM, mas eles podem estar disponíveis no futuro próximo.

Então, qual é a minha conclusão?

Nuvem PLM ainda é um mundo complexo, com muitas perguntas para ambos: os fornecedores e os clientes. Com ciclos de vida tradicionalmente longos e o aumento da concorrência, os fornecedores terão de ajustar suas abordagens se eles querem reivindicar a sua quota de mercado.

Enquanto isso, as plataformas de PLM tradicionais, provavelmente, enfrentaram os desafios de escala e necessidades para alavancar a economia da nuvem, a fim de fornecer soluções de PLM eficazes a um custo baixo em comparação com os serviços em nuvem SaaS PLM modernos.

Pelo menos, esses são os meus pensamentos sobre o assunto.

Escrito por: Oleg Shilovitsky

Traduzido por: SAAD SOLUTIONS

#PLM #Gestãodociclodevida #CiclodevidadoProduto #DesenvolvimentodoProduto #Ciclodevida #SaaS #PDM

24 visualizações

© 2009 por SAAD Solutions.

  • facebook
  • linkedin
  • youtube